top of page

Honrando um genuíno Dasa da Suddha Dharma Mandalam

  • Dr Ruguê
  • 2 de jan. de 2018
  • 3 min de leitura

Sérgio Barretto, José Ruguê, Ivan Oberding, Francisco Barreto

Nossas reverências ao Gnana Dhatha Sérgio Barretto que, recentemente, passou aos planos sutis, deixando um legado de completa dedicação e devoção aos princípios e aos Mestres do Suddha Dharma Mandalam.

Eu o conheci em 1974, quando veio ao Brasil nosso amado Mestre, Sri Vajra Yogi Dasa. Após meu memorável encontro com Sri Vájra, fui até Ribeirão Preto para acompanha-lo. Foi quando conheci Sérgio, sua família e o grupo do Ashram Subramanyananda que Sérgio havia fundado, junto com outros valorosos Dasas, na presença de Sri Vájra e de Sri Janárdana, quando este último veio ao ocidente, em 1965. Salvo engano, Sérgio foi consagrado na Suddha Dharma Mandalam em 1963.

Sua casa estava sempre aberta, dia e noite, aos interessados na ciência sagrada. Quando vinha Sri Vájra, eu o acompanhava em várias cidades e sempre havia lugar na casa de Sérgio para me hospedar e aproveitar ao máximo a presença do nosso Mestre. Ele e sua família nos recebia de coração aberto. Sérgio sempre nos incentiva à meditação na Luz do coração. Era um devoto inato. Seus olhos brilhavam quando ele falava dos temas espirituais. Silencioso e simples, se tornava eloquente quando discorria sobre as oito qualidades átmicas e outros temas da Suddha Dharma Mandalam. Lia, anualmente, todos os textos sagrados de nossa doutrina.

Me emocionou, profundamente, quando captou a essencia de minha alma e escreveu um livreto, de próprio punho e com desenhos, chamado "A história de um menino monge” e me presenteou. Descreveu uma das facetas de minha vida, ainda quando eu tinha 18 anos. Sri Vájra sempre me incentivava a te-lo como uma referência, no meu desenvolvimento, de dedicação, devoção e espírito agregador, ao mesmo tempo que nos movia no sentido de preservar a independência no pensar e no agir, sob o guarda chuva desta grande doutrina de síntese.

Quando fui aprovado no vestibular para Medicina na USP de Ribeirão Preto e na Universidade Federal de Uberlândia, refleti muito sobre onde deveria cursar minha Faculdade. Via Sérgio Barretto em Ribeirão Preto e pensava .... aqui a Suddha Dharma Mandalam já está completamente bem conduzida ... preciso criar um núcleo em Uberlândia porque sentia, e Sri Vájra me dizia, que ali seria um foco de difusão de nossa doutrina pelo mundo, como tem sido através do Ashram Ananda e do Suddha Sabha Yoga Ashram. Então optei por Uberlândia, tendo Sérgio como referência

Com este espírito agregador Sérgio inspirou a realização de congressos anuais dos grupos da Suddha Dharma de todo o Brasil, revezando a oranização entre diversos grupos. Muitos capítulos importantes de nossa história externa foram construídos nestes congressos.

Com o passar do tempo nossos caminhos, na condução de nossas atividades da Suddha Dharma Mandalam, foram se afastando um do outro. Cada um de nós conduziu seu Dharma de acordo com o que havia compreendido dos ensinamentos Suddhas e com seu discernimento. Certamente, ambos fomos e somos felizes por nossas escolhas, condicionadas por nossas limitações pessoas mas, ainda assim, com o sentimento de Purnam (plenitude e completude). Muitos desafios passamos juntos. Muitas decisões baseadas nas circusntâncias tomamos juntos. Acertamos e erramos muitas vezes, juntos e separadamente.

Mas o que fica em meu coração é um profundo respeito, admiração e reverência, posso dizer com tranquidade, por este valoroso Dasa. Como não admirar alguém que dedicou sua vida, com tanto amor a Deus, aos Mestres, à Doutrina, à sua familia e aos seus discípulos servindo a todos sempre com tanta presteza, paciência e calma. Podemos dizer que ele viveu as oito qualidades átmcias que tanto admirava e pregava.

Que os Mestres o recebam nos planos de luz, fortalecendo-o para, quem sabe, outra jornada de serviço ao Dharma que ele desempenhou com tanta sabedoria.

Shubhamastu sarva jagatam


 
 
 

Comentários


 

 

 

 

SUBHAMASTU SARVA JAGATAM

 OM NAMAH SRI PARAMA RISHIBHYO YOGUIBHIYAHA

"Que todos os seres sejam felizes"

"OM - Glória aos Supremos Rishis e Yoguis"

Contato: 34-3235-3571   /   info@suddha.net   /   Rua Prof. Mario Porto, 443. Uberlândia, MG.

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

© 2023 by ABC After School Programs. Proudly created with Wix.com

bottom of page